"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;
Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/
quinta-feira, 17 de abril de 2008
........Uma força da natureza !!
Há pessoas que nascem com o divino dom de "fazer bem à alma".
Pessoas que onde quer que estejam, conseguem levantar o Astral do momento.
É esse o caso de uma grande amiga.
Desde tenra idade, sempre a conheci um "furacão", por onde passava tudo tremia !, quando brincava com a Lena, e passava a correr por ela, quase a projectava ao chão.
Sempre de multi-interesses, cedo começou a dedicar-se ao piano, ballet, teatro escolar e muitos outros.
A tudo se dedicava com muita força e garra, e sempre muito interessada pelo que fazia, mas também em relação aos outros.
Recordo uma situação de uma ternura extrema; estava mais uma vez bricolando qualquer coisa que se tinha avariado na altura, e a Xaninha, muito pequenina, sempre muito atenta, não tirava aqueles olhitos enormes do que eu estava a fazer.
De repente, vira-se para mim, com aquela carita bolachuda, linda e, comentou com o ar mais sério que se possa imaginar: Ó zéquinha, tu és um "arranjador"...tu sabes muito...o meu pai estudou tanto e é só advogado"...todos ficámos boquiabertos, e a risada foi geral. Ainda hoje contamos e comentamos este episódio.
No seu Blog chanarua, tem esta frase; "juntos, ela cresceu e eu envelheci" é assim a própria vida, a evolução natural das coisas.
Hoje uma jovem linda, jurista de formação e opção, e super interessada pela vida e por tudo que seja cultura, não "embandeirou em arco" e tal como seus pais, se já gostava de partilhar, a mulher adulta, refinou o dom de conjugar os verbos Apoiar e Ajudar, que são os mais constantes da sua, bem vincada personalidade.
Admiro a força com que continua a desmultiplicar-se, não só nas lides com os livros da Lei, mas também, nos mais variados temas espírituais da vida: a dança...que penso ser a paixão maior, os espectáculos de teatro, as longas cavaqueiras com amigos - adora, e sabe receber - e tantos outros.
Detesto o costume niilista, típico de muita gente desta terra, quando se pergunta a alguém; "como está ?", invariávelmente a resposta é..."vai-se andando" !!.
Nunca a amiga Xana poderia responder desta forma, bem pelo contrário. Tenho a certeza que mesmo, por vezes de rastos, pressionada pelos solavancos da vida, a resposta é sempre positiva e acompanhada de um largo sorriso, e...sempre...sempre...com aquele radiante brilho nos olhos. As palavras com que me referiu no seu simpático Blog, foram para mim inesperadas, e por tão elogiosas, exageradas.
No entanto lembraram-me antigas situações, vividas desde a sua menínice, há muito por mim esquecidas.
Por tudo o que menciono, e muito mais, que fica por dizer, me surgiu o título com que encabeço estas linhas Uma força da Natureza é isso mesmo o que tu és, minha amiga.
Não quero finalizar, sem dar graças ao Universo, por existires, e de agradecer, a ti e teus pais, uma amizade de mais de trinta anos, que é do melhor que me aconteceu.
Que a vida sempre vos proporcione tudo aquilo a que têem direito.
Beijocas Zq.
Subscrever:
Mensagens (Atom)