"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

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domingo, 4 de agosto de 2013

Peugeot 908 HDI FAP

Peugeot 908 HDI FAP
24 Horas Le Mans 2009
pilotos : Marc Gené (ES)  David Brabham (AU)  Alexander Wurz (AT)
 
 V12 - 5486 cc - 650 cv - v.máx: n/a - 0-100: n/a - peso 930 kg
 
No começo da temporada de 2005 do Campeonato do Mundo de Rallyes, a direção da PSA Peugeot-Citroën decidiu reorganizar a sua política desportiva redistribuindo as cartas. A marca Citroën ficaria encarregue de defender as cores do grupo nos Rallyes, enquanto o novo programa para as provas de resistência a iniciar seria confiado à Peugeot. Foi no Mundial do Automóvel em 2006 que a Peugeot determinou o seu regresso às provas de resistência sob a forma de um conceptcar cuja silhueta já anunciava a do 908 HDI FAP. A sua estreia em competições teve lugar  nos 100 km de Monza de 2007 terminando em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans. A Peugeot preparou a sua desforra para 2008, mas o 908 HDI FAP teve de se satisfazer mais uma vez com um segundo lugar e sempre atrás de um Audi. À terceira tentativa, em 2009, foi de vez.
A Peugeot inscreveu três automóveis: o nº 7 com Nicolas Minassian, Christian Klien e Pedro Lamy, o  nº 8, com Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Sébastian Bourdais, e o nº 9, com Alexander Wurz, Marc Gené e David Brabham.
A estas três tripulações oficiais juntou-se um quarto 908 HDI FAP, inscrito com as cores da Pescarolo Sport e confiado a Jean-Christophe Bouillon, Simon Pagenaud e Benoit Tréluyer. Com um orçamento reduzido, a Peugeot teve de inscrever o 908 HDI FAP com o V12 diesel de 5,5 L pelo terceiro ano consecutivo. Os mecânicos, contudo, trataram de aligeirar o motor para o aproximar do V10 da Audi, desmentido assim os rumores que garantiam um bloco novo no automóvel.
Reviu-se a cartografia em função do novo regulamento que limitava a pressão do turbo e o tamanho da trombeta de ar. Uma reforma geral da aerodinâmica recompensou a perda do apoio causado pela diminuição das dimensões do aileron traseiro e melhorou o equilíbrio do bólide. A equipa percorreu cerca de 30 000 kms em ensaios, com uma sessão especial depois da “oferta” de 30 kg de lastro suplementar que os diesel receberam depois da vitória da Peugeot em Spa no campeonato LMS. O ACO também impôs para a prova de 2009 uma temperatura abaixo dos 32º C no cockpit, obrigando a Peugeot a instalar um ar condicionado.
O compartimento do motor não foi reconfigurado em função da instalação deste sistema novo que, acionado pela caixa de velocidades, teve de ser colocado numa posição vulnerável em caso de um choque traseiro. A Peugeot venceu as 24 Horas de Le Mans depois de uma demonstração perfeita da fiabilidade do automóvel vencedor. No final de uma corrida muito bem gerida, David Brabham, Alexander Wurz e Marc Gené venceram com uma volta de avanço sobre o carro pilotado por Sébastian Bourdais, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin. A Audi completou o pódio com os três vencedores do ano anterior, Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello.

JJ fotos
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