Gare do Oriente
Também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa (GIL) é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa.
Projectada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava, ficou concluída em 1998 para servir a Expo'98 e actualmente o Parque das Nações.
O complexo inclui uma estação do Metropolitano de Lisboa (Oriente) no primeiro nível e um espaço comercial e uma estação rodoviária nos dois níveis seguintes, sendo os dois últimos níveis ocupados pela estação ferroviária, servida pela CP com comboios suburbanos e por serviços de médio e longo curso.
Estação de Metro Oriente
é uma estação do Metro de Lisboa situada na Gare Intermodal de Lisboa.
Foi inaugurada a 19 Maio 1998.
O projecto arquitectónico é da autoria do arquitecto Sanchez Jorge e as intervenções dos artistas plásticos:
António Ségui, Artur Boyd, Errö, Hundertwasser, Yahou-Kussuma, Joaquim Rodrigo, Abdoulaye Konaté, Sean Scully, Raza, Zao Wou Ki e Magdalena Abakanowicz.
À semelhança das mais recentes estações do Metro de Lisboa, está equipada para poder servir passageiros com deficiências motoras; e vários elevadores facilitam o acesso ao cais.
A estação com a sua cobertura de vidro, é a "imagem de marca" da Gare do Oriente.
Google, Wikipédia
2 comentários:
Adoro apanhar o comboio na Gare do Oriente! Acho-a linda e dá-me um enorme prazer contemplar aqueles rendelhados enquanto espero o comboio para a Guarda! Gostei muito do teu comentário no meu blog. Continua! Beijos.
idem, idem...aspas,aspas...
Tu e os teus comentários tem direito a passadeira vermelha e a um bom Porto !!
Regála-te com o Sushi.
Já tirei a verificação de palavras...era mesmo chatinho, essa cabeça não pára !!
'JOCAS Zq.
Enviar um comentário