O Largo do Carmo e eu !! (7)
O Quiosque do Largo do Carmo
Neste curioso e antigo quiosque situado a uma vintena de passos da Veiga Beirão, encontrava-se o mundo maravilhoso da miudagem. De verão serviam copos de Limonada e Capilé (refresco muito em voga, que consistia n'umas colheres de concentrado de xarope melaço, com água ou gasosa). Entre material escolar primário e bujigangas diversas, a grande saida ía para as saquetas com cromos, que depois eram colados numa caderneta própria, e os célebres rebuçados com os "bonecos da bola". A primeira colecção de cromos foi a das Raças Humanas, que ficou célebre pela novidade, mas também pela alta qualidade gráfica dos cromos.
Eram também para estes rebuçados que se canalizavam todos os tostões "cravados" aos pais e familiares.
Chupados os rebuçados, que sabiam sempre ao mesmo, pois pouco mais eram do que água e açucar, os bonecos que vinham enroladinhos junto, eram trocados os repetidos, e com os outros jogava-se á "viradinha" nos bancos de pedra do Largo do Carmo. A "viradinha" jogava-se da seguinte forma:
Cada um punha um boneco da bola com a figura para baixo e sobrepostos, então à vez, cada interveniente no jogo, com a mão em concha invertida dava uma palmada seca sobre o molho de bonecos e os que ficassem com a imagem para cima eram ganho.
O que virava, só voltava a por um boneco, os outros punham a quantidade que o ganhador tinha conseguido.
Havia peritos no "viranço" que dado a grande destreza manual, ficavam sempre com montes de bonecos, para desgraça dos "depenados".
Uma curiosidade...era minha avó materna Conceição a quem sempre pedia a cola para os bonecos da bola .
A receita do preparado consistia em levar a lume brando; farinha e água, sempre a mexer uns minutos para ficar uma pasta fluída...e pronto...até colava mesmo !!
Estavamos a "anos luz" das UHU !!
fotos Google
Sem comentários:
Enviar um comentário