"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/

domingo, 11 de maio de 2008







  • Confeitaria Nacional

    A mais antiga Confeitaria da Baixa de Lisboa.
  • Fundada em 1829 por Baltazar Roiz Castanheira, situa-se numa das zonas mais movimentadas da baixa de Lisboa, na Praça da Figueira 18B, e pertence à mesma família há cinco gerações e foi premiada em várias exposições internacionais, tanto pela doçaria tradicional Portuguesa, como pelas inovações criadas ao longo dos tempos.
    Uma delas é a receita do Bolo Rei (um segredo bem guardado) trazida para Portugal pelo filho do fundador em meados do séc. XIX. in Confeitaria Nacional

    A fábrica da Confeitaria Nacional, é ainda hoje na Rua do Duque, rua essa que entronca na Calçada do Duque.
    Era exactamente nestas duas ruas, onde eu, em miudo, orbitava com as brincadeiras do jogo do"guélas" (berlinde), da descasca do pião e da "porradinha" que de quando em vez acontecia...umas vezes levava...outras dava !! - naquele tempo, e durante uns anitos, levava mais do que dava !!, mas depois cresci, e dei a volta ao assunto !!.
    Durante anos, e sempre à mesma hora, do fundo da rua lá vinham no seu passo desapressado, os Castanheiras pai e filho, dirigindo-se para a fábrica dos bolos que ficava no 22D.

    Toda a miudagem esperava ansiosa, aquela desejada "aparição" diária, pois logo que algum dava o "alarme" toda a catraiada numa correria louca e aos gritos...olha o sr. Castanheira...olha o sr. Castanheira...para eles se dirigia e os rodeava.
    Sempre sorridente o Castanheira pai - homem de grande estatura e figura - ponha a mão na cabeça de um ou outro miudo e sempre em algazarra todo o grupo se dirigia uns poucos metros até á porta já aberta da fábrica, onde já estavam preparados tabuleiros com bolos acabadinhos de fazer, e era "fartar vilanagem", pois não havia limite de "unidades per capita".
  • Ainda hoje subconscientemente retenho o magnífico sabor e odores daqueles bolos, a simpatia dos sempre sorridentes empregados e a grandeza daquela fábrica.
  • É rara a semana que eu, ou a Aldinha não passamos pela Nacional e "Noblesse oblige" lá trazemos uns bolitos - ainda hoje de eleição - para degustar calmamente em casa.
  • Creio que esta vivência de criança contríbuio para ser um golozão de primeira, e tenho que fazer um enorme esforço para não rebentar com a escala mensal da Glicemia.
  • Ainda sobre o tema bolos e lambões contarei em breve a história de uma aposta ganha...onde comi 14 duchesses seguidos !!!
  • Bolo Rei - nascimento !! - Video
  • Confeitaria Nacional - Historial
  • Google

Observem este truque de magia com uma t-shirt da Lacoste.
alta magia com crocodilo
...simplesmente de abrir a boca...

Pintura com Café & Natas















A Arte de servir Café
Existem três cafés em Vancouver , Canadá, onde os empregados que nos servem, fazem arte com as bebidas e fica-se a vê-los a desenhar o nosso café.
O que fazem com café, natas, leite & imaginação !!
Demasiado lindo para beber !!





Ford GT40 Mk II
24 horas de Le Mans 1966
metálico, escala 1:43