"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de abril de 2010




...atrevimento, loucura, alta adrenalina...e se por um infeliz acaso vem uma rajada de vento...

Google












Modelos metálicos alterados para Tuning
escala 1:18

JJ fotos

ASAS DE PORTUGAL








Asas de Portugal

http://www.youtube.com/watch?v=-BcIo4uywAw


Na década de 1950 existiram, na Força Aérea Portuguesa (FAP), duas patrulhas de demonstração, a Dragões e a São Jorge, que voavam em caças a jato F-84G.

Essas patrulhas acabariam por ser desativadas em virtude do início da Guerra do Ultramar e do esforço que a FAP teve que que fazer nos seus diversos teatros de operações.

Depois do fim da Guerra do Ultramar, em 1976 e com o pretexto imediato de representar a FAP no festival aeronáutico comemorativo do Jubileu da Rainha Isabel II é criada a patrulha acrobática Asas de Portugal, por despacho do Chefe de Estado Maior da Força Aérea.

A nova patrulha foi criada a partir da patrulha Os Panchos, cujo emblema de fato de voo adoptou, sendo equipada com aviões Cessna T-37.
Depois de 13 anos de actividade, a esquadra é desativada, devido a um acidente durante treinos, que resultou na morte imediata do piloto José Serafim da Encarnação Pinto.

Mais tarde averiguou-se que os T-37 estavam com várias fissuras nas longarinas das asas mas que não tinha sido essa a razão conforme foi concluído do inquérito do acidente anos antes, pelo que esta foi imediatamente suspensa e a esquadrilha não voltou a voar.

Durante este período os Asas estiveram sempre ligados à Esquadra 102, na Base Aérea de Sintra.
Acabaria por vir a ser desativada em 1991.
A patrulha foi reativada, apenas, em 1997, desta vez já equipada com aviões Dassault-Dornier Alpha-Jet, agora na Esquadra 103 sedeada na Base Aérea de Beja.

No entanto foi logo desativada no ano seguinte.
Em 2001 foi ativada uma parelha acrobática - mantendo os Alpha-Jet - designada Parelha da Cruz de Cristo.
Em 2005, a partir da Parelha da Cruz de Cristo é, novamente, reativada a patrulha Asas de Portugal.



Wikipédia – Google
JJ edição fotos