"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/

domingo, 6 de julho de 2008























Asas de Portugal

Em 1976 é criada a patrulha Asas de Portugal, por despacho do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, com o objectivo de representar a FAP no festival aeronáutico comemorativo do Jubileu da Rainha Isabel II, assim sendo, vinte e cinco anos depois torna a haver uma Esquadra de Acrobacias Aéreas em Portugal, tendo já existido duas anteriormente na Força Aérea.

Durante os anos 50, os Dragões e a São Jorge que voavam em aviões F-84G.
Depois de 13 anos de actividade, a esquadra é desactivada, devido a um acidente durante treinos (que resultou na morte imediata do piloto) tendo sido averiguado que os aviões, Cessna T-37, estavam com várias fissuras nas longarinas das asas, pelo que esta foi imediatamente suspensa e a esquadrilha não voltou a voar.

Durante este período os Asas estiveram sempre ligados à Esquadra 102, na Base Aérea de Sintra.
Em 2005 os Asas de Portugal são definitivamente reactivados, cabendo à Esquadra 103 Caracóis o funcionamento da mesma, sediada na Base Aérea de Beja.

Actualmente os Asas voam em Alpha-Jet, uma aeronave subsónica, tendo recentemente estas aeronaves recebido uma nova pintura.
Actualmente em 2008, a equipa dos Alpha-Jet é constituida por:

- Maj. Paulo Vieira e Cap. Ricardo Ribeiro - Pilotos
- Cap. Batista e Te. Lopes - Logística, Speaker e Relações Públicas.
- Cap. Regouga, Alf. Pedro, 1º Sarg. Guerreiro, 1º Sarg. Silva, 2º Sarg. Teixeira, Cadj. Leça, Cadj. Botelho, Cadj. Lutas, 1º Cab. Silvestre e 1º Cab. Santos - Equipa de Mecânicos.

Esta patrulha tem como funções:
- Promover a FAP junto do grande público.
- Procurar a recruta dos jovens para as Forças Armadas.
- Representar a Força Aérea em manifestações da vida nacional e regional portuguesa e em festivais aeronáuticos considerados de relevo.

Video Asas de Portugal
http://www.youtube.com/watch?v=PmW3Yi5PDZ8

Google Wikipédia