"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Senhor, ajude-me sempre a dar 100% de mim no meu trabalho...
12 % na segunda-feira,
23 % na terça-feira,
40 % na quarta-feira,
20 % na quinta-feira e
5% na sexta-feira.
"Memphis Belle" Este B-17 Bombardeiro Pesado "Fortaleza Voadora" da 8ª Força Aérea dos EEUU, conhecido por "Memphis Belle" foi o primeiro cuja tripulação e avião conseguiram completar as 25 missões de combate aéreo na Europa, e regressaram incólumes aos EEUU. Os B-17 foram os Bombardeiros construídos em maior número durante a 2ª Guerra Mundial e os que mais missões de combate realizaram.

Quando em formação os B-17 voando a altitudes de 10.000 m, os gases quentes expelidos pelos motores em contacto com as baixas temperaturas provocam o bonito efeito da foto, mas o rasto, tinha o grave contra de serem fácilmente detectados pelos caças alemães.
Sofreram também pesadas baixas infligidas pela Luftwaffe de Goëring.

Embora muito bem armado e com uma velocidade perto dos 500 Kmh, as suas dimensões tornavam-no alvo muito visível para os caças alemães Messerschmitt Me 109.

As tripulações dos B-17 constituídas por 10 homens, eram muito consideradas pelos Pilotos de Caça e por todo o pessoal de terra.

Eram extremamente sacrificados em longas e perigosas missões de bombardeamento sobre a Europa ocupada pelo exército alemão, e dificilmente conseguiam evitar confrontos na ida ou vinda da missão com os poderosos, ágeis e rapidíssimos caças da Luftwaffe.

Torna-se titânico imaginar o ambiente permanente de stress de todos estes homens, sempre pensando se não seria a próxima missão a última das suas vidas.
Os milhares de pontos negros desta foto, são os rebentamentos de granadas de artilharia do fogo de barragem antiaérea de terra.
Estas granadas ao explodirem fragmentavam-se em centenas de estilhaços, que projectados a grande velocidade e ao rubro, tinham um poder de penetração no metal incrível.

Era tradição e quase superstição as pinturas executadas pelas tripulações nos seus aviões.
Era corrente a ideia de que dava boa sorte, e era o talismã de toda a tripulação.

Sempre que acabavam uma missão, e se não houvesse feridos ou mortos, era costume a tripulação fazer uma "festinha" ou dar um beijo na figura feminina pintada.
No "Memphis Belle" além da "Madrinha", estão pintadas 25 bombas, que correspondem ás 25 missões completadas.
As 8 cruzes suásticas representam aparelhos inimigos abatidos em combate.
Os temas femininos eram na sua maioria os mais utilizados, embora também se pintassem figuras de desenhos animados misturados com temas bélicos.

O "Memphis Belle" foi fruto de uma pormenorizada e longa restauração, com todos os pormenores levados em atenção.








Está apto a voar como no tempo da guerra e hoje participa em festivais aéreos por todo o mundo, sendo um museu vivo da história da aviação.
Ficha técnica:
- Fabricante: Boeing USA
- Matrícula: 124485 DF-A - 8ª Foça Aérea EEUU.
- Envergadura: 31,63 m (equivale a um prédio de 10 andares).
- Comprimento: 22,78 m
- Altura: 5,82 m
- Tecto de serviço: 10.668 m
- Autonomia de voo: 2.092 Km
- Veloc. Máx. 483 Kmh
- 10 tripulantes
- Armamento: 1 metr. 7,62mm + 12 metr. 12,7 mm
- Peso sem bombas: 32.668 Kg

fotos Google