"O MAIOR INIMIGO DA CRIATIVIDADE É O BOM-SENSO" Picasso. Sem pretensões, que não sejam as de mostrar;

Peças originais, Fotógrafos geniais, Artes antigas e actuais. Também fico esperando a sua visita nos novos Blogs http://comoze2.blogspot.com/.......http://comoze3.blogspot.com/

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Largo do Carmo e eu !! (3)



O Largo do Carmo e eu !! (3)

A Escola Comercial Veiga Beirão

A "Veiga" no antigo Palácio de Valadares, era o último edifício da ala esquerda do Largo do Carmo e continuava pela Calçada do Sacramento ocupando um enorme espaço de mais de 4.000 m2.
Desactivada a Veiga Beirão nos anos 90, voltou o edifício a designar-se Palácio de Valadares, onde na actualidade se realizam eventos Culturais e Comerciais.

O local onde está edificado o palácio tem grandes tradições históricas.
Foi nele que em 1290 D. Dinis mandou instalar, com o nome de Estudo Geral, a primeira Universidade Portuguesa, para estudo das Leis e Medicina.
A Universidade mudou várias vezes de Lisboa para Coimbra, até que em 1537 se instalou definitivamente na cidade do Mondego.

Esta Escola Comercial tinha fama em Lisboa, como tendo os alunos mais "revolucionários e insubordinados da cidade".

Hoje não tenho dúvida que era exagerada e injusta esta fama.
Depreciativamente, sendo as siglas ECVB - Escola Comercial Veiga Beirão, na praça era conhecida por "Escola Correcional dos Vigaristas da Baixa" !!.

Enfim...da fama não nos livrávamos...e como já referi noutros escritos, a maioria dos alunos acabaram os cursos e na vida atingiram sucesso pessoal e profissional.

Para dar um bocadinho de OK ás más linguas:
Havia uns lideres estudantis na camada dos mais velhos que tinham ideias que não lembravam ao diabo.

Uma das várias "gracinhas":

Havia um terminal de "eléctricos" no Largo do Carmo, que serviam milhares de empregados do comércio e serviços da Baixa-Chiado.
Nós éramos estudantes dos cursos nocturnos, e por volta das 19.30-20 horas, imensas pessoas faziam fila (na época dizia-mos bicha) para apanhar o eléctrico rumo aos seus destinos, findo o dia de trabalho.

Alguém teve a peregrina ideia, de combinar com umas dezenas de nós a ficarmos perto da fila que se ia formando, e a cada 8-10 pessoas, entravam descontraidamente na dia fila 6-7 estudantes da escola !!

Ora em pouco tempo, a fila dava a volta ao largo até ás portas do quartel da GNR !! e claro configurada do tipo"intermeada"...passageiros-estudantes, passageiros-estudantes, e o pessoal, todo com o ar mais sério deste mundo...ninguém falava com ninguém. Agora imagine-se...quando as portas do "eléctrico" abriam e as pessoas começavam a entrar...ouvia-se um assobio do chefe...e o pessoal da Veiga saía um-a-um tranquilamente da fila e metia-se dentro da escola, sempre tudo feito nas calmas !!.
Claro que se abriam clareiras enormes, fragmentando a fila.

Passados uns segundos de espanto, e quando se apercebiam do que estava a acontecer, era ver a patética correria daquela pobre gente e os naturais atropelos e discussões para refazer a fila.

Visto à distância...era muita "sacanagem" castigar assim pessoas saturadas após um dia inteiro de trabalho, a cabeça cheia, sabe-se lá com que problemas da vida, e ainda com montes de tarefas para fazer em casa.

Irreverências da juventude, muitas vezes egoista e insensível, mas também muito generosa.

Fotos Google


Sem comentários: